Sala de imprensa Artigos

Ver artigos   

Junho/2017 - Toni Sando

Números do tamanho de sua cidade

A necessidade de uma maior união entre os players do setor de turismo, eventos e viagens é um fator sempre lembrado, discutido e buscado. Entretanto, mesmo entidades que possuem atividades complementares batem cabeça quando o assunto são os números que representam sua cidade.

Várias entidades e empresas do setor “vendem” o destino. Os motivos são diversos: atração de novos investimentos, empresas, filiais, abertura de escritórios, feiras, congressos, importação, exportação, turismo, entre muitas outras atividades econômicas.

Assim, o desencontro de informações não é injustificado. O processo de coleta de dados é algo que exige tempo e recurso, com atualizações frequentes, conhecimento e capacitação para análise e representação das informações. E com entidades buscando os números de forma individual, o desafio aumenta.

No trabalho de captação de congressos nacionais e internacionais, os Convention & Visitors Bureaus utilizam esses números como ferramenta de convencimento, apresentando a infraestrutura de um destino de hospedagem, centros de convenções, fornecedores, organizadores, transporte, acessos, alimentação, entretenimento, assim como demonstram a performance em economia, comércio, educação, saúde, relações internacionais, idioma, cultura e costumes.

É feito um verdadeiro dossiê do destino neste processo.

Até hoje, as entidades que detinham os números oficiais de seus segmentos nem sempre compartilhavam com as demais. Mas esse contexto está prestes a mudar.

Entidades do setor em São Paulo se juntaram para a criação de um documento único, reunindo as principais informações da cidade, estratégicas na tomada de decisão dos compradores de destinos. Sob coordenação da São Paulo Turismo, com seu núcleo de pesquisa Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, e o São Paulo Convention & Visitors Bureau, em breve será lançado o "Dados e Fatos dos Eventos, Viagens e Turismo na Capital Paulista".

São Paulo é imensa e plural, com mais de 1,5 mil m2, população de 12 milhões de pessoas e um dos maiores PIBs do mundo. Reúne as mais diversas culturas e etnias, que resultam em um grande leque artístico e gastronômico. Possui os maiores centros de convenções da América do Sul, grande oferta hoteleira em diferentes categorias, opções de entretenimento, etc.

O projeto se iniciou de uma reunião do SPCVB, SPTuris, Observatório, UBRAFE, Sindloc, Sindiprom, Ampro, Abracef e Abrasel, e colocado em pauta no Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, convidando todas as entidades para colaborar e se comprometerem a manter as informações atualizadas.

São Paulo merece números que representem sua real grandeza. E que eles estejam em um único lugar, para benefício de toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Que outros destinos desse nosso imenso Brasil possam se inspirar em ações integradas. Os CVBs da Unedestinos já começaram a se mobilizar!


  • Toni Sando

    Toni Sando

    Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau

*Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando tem em seu currículo graduação em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), cursou pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu histórico profissional inclui destacadas atuações nas áreas de operações, marketing, produtos e negócios no mercado financeiro (bancos Noroeste, Nacional e Unibanco). Durante sete anos dedicou-se à área de marketing da Accor Hotels na América do Sul.

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ROOFTOP 5 - CENTRO DE CONVENÇÕES
  Arquitetura Humana
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter